domingo, 2 de agosto de 2009

Perseverança...

Pois é, fim de férias e hora do balanço geral. Me surpreendi com algo que a tempos vinha fugindo, mascarando de mim mesma ou, simplesmente, ignorando. Talvez, esse algo seja exatamente a causa do meu fracasso na UFMG e em tantos tempos de escola. Mas, nunca é tarde para mudar. O que eu mais almejo ter do meu pai é isso que me falta hoje e desde os tempos de escola: perseverança. E, implicada com isso, fui ler na net(novidade!) o que tinha de interessante sobre isso. Achei esse texto do Confúcio:

"Se há pessoas que estudam ou que, se estudam, não aproveitam nada, elas que não se desencoragem e não desistam; se há pessoas que não interrogam os homens instruídos para esclarecer suas dúvidas ou o que ignoram, ou que, mesmo interrogando-os não conseguem ficar mais instruídas, elas que não se desencorajem e não desistam; o que os outros fariam em uma só vez, elas faram em dez, o que os outros fariam em dez vezes, elas faram em cem, porque aquele que seguir verdadeiramente esta regra da perseverança, por mais ignorante que seja, tornar-se-a uam pessoa esclarecida, por mais fraço que seja, tornar-se-a forte..."
A Sabedoria de Confúcio

De fato, concordo sem vacilar que água mole em pedra dura tanto bate até que fura. Mas, há de convir comigo que a perseverança não surge do nada nem subsite independente. Com ela, é preciso outros valores. Antes de querer continuar(perseverar) é preciso querer(obviamente!). E esse querer é que me pega. Poxa, são tantos caminhos a escolher que essa variedade gera a indecisão. Sério, esse é um problema na minha vida. Mas, pensando sobre isso outro dia, achei a razão: toda escolha implica em renúnica e a juventude vacila diante dessa renúncia. Essa vontade de querer fazer tudo, de poder fazer tudo, de ter um mundo à sua frente para desbravar causa a minha indecisão. E a indecisão, me afasta da perseverança.
Hora de mudar, cara!Escolher mesmo, renunciar mesmo e ir se construindo!Diante disso,algumas escolhas e suas respectivas renúncias:

1) Fazer Direito mesmo, e em Ouro Preto. Abrir mão da UFMG, de uma vida melhor em Bh e de algum curso na área de saúde.

2)Mora na Colombina. Deixar de morar com meus amores...=(

3)Procurar muiiiiito mais à Jesus! Não há renúncas para isso...

Por enquanto são essas...e sim, eu ainda estou pensando em qual vai ser o destino desse blog.

Nenhum comentário: